O Agronegócio é um setor altamente lucrativo
Compondo quase 30% do PIB brasileiro é o segmento que sustenta o país e impacta diversos setores de mercado. Como um dos principais pilares da economia, sem dúvidas, exige dos prestadores de serviço a mais alta excelência.
Dentro do segmento, é cada vez maior a preocupação mundial com o meio ambiente e, em decorrência disso, a necessidade de aperfeiçoar práticas sustentáveis cresce proporcionalmente. São cenários e demandas que estão diretamente ligados às novas tecnologias.
Afinal, atualmente, o agrobusiness tem se tornado sinônimo de inovação e tecnologia, investindo cada vez mais no que há de novo e tecnológico para aprimorar seus processos. Já não é mais necessário desmatar para aumentar a capacidade produtiva, por exemplo, a tecnologia tem permitido e trabalhado a favor do meio ambiente.
Sobre nós
Advocacia especializada e com experiência no ramo Agrário do Agronegócio, cuja missão é ajudar e orientar nossos clientes em suas questões jurídicas, defendendo seus interesses e buscando, sempre com a melhor estratégia e de forma legal e transparente, perseguir o seu Direito. Seja em caráter preventivo ou contencioso, analisando caso a caso e servindo de instrumento para o fim pretendido.
Conheça Nossos Serviços
COBRANÇA DE PROAGRO
Produtores rurais que tiveram a indenização do Proagro negada ou receberam parcialmente, tem direito a cobrar os valores de forma extrajudicial e judicial
PRORROGAÇÃO DE FINANCIAMENTOS RURAIS
Produtores rurais que tiveram prejuízos ou dificuldades na comercialização da safra, tem direito a prorrogação de seus financiamentos com os mesmos juros do contrato original.
REVISÃO DE CONTRATOS DE FINANCIAMENTOS RURAIS
Agricultores que estão endividados tem direito a revisão dos contratos de financiamentos e suspender as cobranças de juros abusivos dos bancos e receber valores pagos indevidamente e também anular cláusulas de penhora de imóvel.
Do direito a prorrogação e renegociação
Muitos agricultores que procuraram linhas de crédito rural passam por várias dificuldades no período de duração do contrato de custeio e investimento, por conta de problemas que prejudicam a produção.
A prorrogação de dívidas é um direito obrigatório que o produtor rural possui e está descrito no Manual de Crédito Rural, que garante o pagamento dos custeios e investimentos através da produção, com os mesmo juros do contrato original.
Não sendo permitido o pagamento com imóvel ou equipamentos , ocorrendo nos mesmos moldes do contrato original, levando-se em consideração os prejuízos que o produtor teve na colheita.
Para garantir o direito à prorrogação da dívida rural, o produtor rural e o advogado deverão tomar cuidados específicos, sobretudo para elaboração da documentação que ateste não só a incapacidade momentânea de pagamento e todas as adversidades enfrentadas, mas também, o efetivo conhecimento do Banco no que diz respeito ao direito ao alongamento da dívida.
Cobrança de PROAGRO
O PROAGRO é um programa do governo federal que garante o pagamento de custeio agrícola quando a lavoura tiver sua capacidade reduzida por causa de eventos climáticos, pragas ou doenças sem controle.
Ocorre que por muitas vezes o PROAGRO é negado ou pago parcialmente pelo Banco por falhas no laudo de perda ou por erros da instituição que perdeu os prazos para dar uma resposta.
Sendo negada a indenização ou estando ela sem resposta, é possível realizar a cobrança de forma administrativa ou judicial, dependendo do caso.
O prazo para realizar estas cobrança é de 5 anos, a contar do recebimento da negativa de indenização.
Revisão de contratos de financiamentos rurais
Quando os agricultores perdem sua produção ou tem problemas com a comercialização, procuram os bancos porque não conseguem pagar seus financiamentos e as instituições forçam uma renegociação ao máximo, para que ele pague o empréstimo naquela safra, mesmo que ele coloque seu patrimônio como garantia de pagamento.
Grande parte das renegociações feitas, não respeita o contrato original, tornando as dívidas impagáveis. A Instituição financeira quita o contrato junto ao poder público e oferece ao produtor uma cédula de crédito bancário que ultrapassam o limite a ser cobrado, com um ilegal aumento das taxas de juros e cobrança de outros encargos.
O produtor Rural não tem conhecimento e se submete a renegociações das instituições financeiras para manter o maior tempo possível o seu nome limpo.
Ainda sim é possível revisar as cláusulas que tenha cobrança de juros abusivos e penhora de imóveis.
Endereço: Rua XV de Novembro, 883, Centro,
Itararé/SP, CEP 18460-007
Telefones: (15) 98116-7294 | (15) 3532-2266
E-mail: gustavo@stefanutoadvocacia.com.br
Siga-nos